Reunimos as principais dicas de segurança enviadas pelas nossas seguidoras nas redes sociais, e fizemos um TOP 10 para você que está planejando viajar sozinha.

 

1 - Não aceite coisas de estranhos. Isso lembra um conselho da sua mãe durante a infância? Pois é, ele continua valendo. Principalmente quando você estiver em um lugar estranho e com pessoas que não conhece. Por isso, não aceite bebidas ou comida de qualquer um, por mais tentador que seja!

 

Seguranca Viajar Sozinha Woman Trip

 

2 - Evite sentar-se no fundo do trem ou ônibus. Os lugares no fundo são, normalmente, mais escuros e os últimos a serem ocupados. Você não vai querer fazer uma viagem inteira sentada ao lado de um estranho e isolada do restante dos passageiros, correto? Então, na hora de comprar as passagens, sempre verifique onde você ficará sentada.

 

Seguranca Viajar Sozinha Woman Trip

 

3 - Ligue, mande emails, mensagens. Tudo bem se você escolheu distanciar-se das preocupações, dos amigos, da família, do trabalho. Mas por uma questão de segurança, é bom que alguns deles saibam qual o seu destino ou mesmo o roteiro que irá realizar durante aquele dia. Então, tente manter alguém de sua família, ou amigo próximo, sempre informado de onde você estará.

 

Seguranca Viajar Sozinha Woman Trip

 

4 - Não saia espalhando aos sete ventos que você está viajando sozinha. Isso pode ser uma tentação para ladrões e outras mentes perversas. Por isso, seja discreta e não comente que está nesta viagem sozinha, onde está hospedada ou o passo-a-passo do seu roteiro do dia seguinte.


Seguranca Viajar Sozinha Woman Trip

 

5 - Não exagere na bebida! O destino é o México, Rússia ou Irlanda? Uau, fantástico! Mas não exagere na dose. Seja lá o país em que estiver, as mulheres sempre são consideradas alvo fáceis, principalmente, quando estão bêbadas. Certifique-se, também, de que o país onde você irá não proíbe ou restringe o consumo de bebida alcoólicas.


Seguranca Viajar Sozinha Woman Trip

 

6 - Tenha um app tradutor. Não tem jeito. Principalmente em viagens para países com idiomas diferentes.  Por mais que seu nível seja o "avançado-supra-sumo", você sempre ficará em dúvida com alguma expressão ou palavra. Por isso, um app como o Google Tradutor pode ajudar muito. Basta você falar ou escrever e ele traduz!


Seguranca Viajar Sozinha Woman Trip

 

7 - Tire fotos. Muitas leitoras relataram que costumam tirar fotos de alguns objetos que levarão na mala. Isso pode ajudar em caso de extravio ou furto. É algo simples, rápido, e que pode evitar maiores dores de cabeça.


Seguranca Viajar Sozinha Woman Trip

 

8 - Verifique se existe um cofre no hotel em que irá se hospedar. Infelizmente, não são raros os episódios de furtos dentro de hotéis. Mas pouca gente sabe que, a maior parte dos hotéis, conta com um cofre. Então, procure se informar quando chegar ao hotel e guarde no cofre os seus pertences mais valiosos.

 

Seguranca Viajar Sozinha Woman Trip

 

9 - Tire cópia de seus documentos pessoais. Tenha o hábito de guardar a cópia (pode ser digitalizada mesmo) do passaporte, cartões de crédito, identidade, título de eleitor. Isso pode evitar grandes dores de cabeça caso você perca esses documentos durante a viagem.


Seguranca Viajar Sozinha Woman Trip

 

10 - Seguro de Viagem. Acredite: por mais que você reze, um dia você vai precisar de um. Alguns países não exigem o seguro de viagem, mas de qualquer forma é sempre bom ter um. Ele pode ter cobertura de serviços médicos e hospitalares, diárias por atraso de voo, perda ou danos em bagagem. Resumindo, o seguro é quase uma mãe quando se está distante de casa.

 

Seguranca Viajar Sozinha Woman Trip

 

E então, lembrou-se de algo que não está na lista? Escreva nos comentários e dê sua ajuda para as viajantes novatas.