Não há dúvidas de que você tem mil coisas a fazer e que, talvez, viajar não seja a maior prioridade em sua vida hoje. A vida da maior parte das mulheres se divide entre o trabalho, a casa e, as vezes, também entre filhos e marido. Nada fácil ser uma mulher no século XXI, não é mesmo? O problema disso tudo é que o sonho de viajar vai sendo adiado dia a dia. No dia que der, quando meus filhos crescerem, quando eu estiver em um bom emprego... São questões válidas, mas se um conselho pudesse ser dado, seria: viaje o quanto antes. Sim, está acontecendo algo de urgente! Aliás, está acontecendo sempre algo de urgente o tempo todo por esse mundo afora. Afinal, ele nunca pára. Nem mesmo para esperar que você esteja em dia com todos os seus compromissos pessoais.

Viajar-Woman-Trip

A verdade é essa, o mundo não pára de girar enquanto você espera o momento ideal para viajar. Tudo bem que a Torre Eiffel não irá mudar um centimetro de lugar ou que a Ilha de Fernando de Noronha continuará belíssima até o fim dos tempos (assim esperamos!). Mas uma coisa eu tenho certeza que muda a todo instante: você. Por isso, as viagens nunca se repetem. Por mais que o destino seja o mesmo, você nunca não será a mesma da viagem passada, as pessoas que irá encontrar não serão as mesmas e todo o entorno, no mundo todo, será outro.

Não haverá um outro momento como este e oportunidades estão sendo perdidas a todos os instantes enquanto você aguarda o grande momento em que as coisas estarão em perfeita ordem para você decidir viajar. Quando eu perco uma viagem ou deixo de planejar uma, sempre penso no número de pessoas maravilhosas que deixei de conhecer, no pôr do sol que perdi ou naquela grande oportunidade que poderia ter mudado toda minha carreira. 

Viajar-Woman-Trip

Um outro detalhe, você já percebeu o quanto volta diferente para casa ao final de cada viagem? Ainda que seja com uns quilinhos a mais ou bronzeada pela praia... rsrs. Se a viagem for sozinha então nem se fala. Você com toda certeza voltará mais segura de si e independente. Daí você responde: Mas isso acontece até mesmo se eu não sair de casa. Você quase tem toda razão. Mas acredito que, da casa para o trabalho, do trabalho para a casa, você muda muito pouco. Pois são as experiências que nos fazem crescer e melhorar. 

Se isso tudo isso que foi dito não te convencer, talvez a ciência ajude. Uma pesquisa realizada pelo psicólogo americano Thomas Gilovich, mostrou que viajar traz mais felicidade do que bens materiais. E, também, te deixa mais jovem e criativa, segundo uma pesquisa realizada no ano de 2012 pela Univesidade de Indiana. 

"Nós somos a soma total de nossas experiências."

(Thomas Gilovich)

Por isso, você não deveria adiar nem um segundo a mais para viajar. Se você já tem um destino em mente, melhor ainda! Só falta planejar, fazer um roteiro, pesquisar, talvez economizar um dinheiro. Esse já é um grande passo. Afinal, uma viagem se inicia já no seu planejamento. 

Todas, absolutamente todas essas viagens que você acompanha nos blogs, escuta nas conversas entre amigas ou reportagens na tv, iniciaram-se neste ponto em que você se encontra. O momento do desejo. Cabe a você decidir ou não alimentar esse desejo em prol de sua realização. 

 

Até a próxima!