Todas nós estamos carecas de saber que o ideal antes de realizarmos uma viagem é planejar. Isso pode evitar surpresas desagrádaveis durante a viagem e, o mais importante, pode significar viajar ou não. Sabe aquela sua amiga que viaja o ano todo e você não sabe onde ela consegue tanto dinheiro? O segredo dela provavelmente está no planejamento.

Quase todo dia escutamos histórias de mulheres que resolveram conhecer 40 países antes dos 40 anos ou que resolveram dar a volta ao mundo. Até mesmo para um mochilão planejar pode ser a chave mestra.

Nesse post, vamos dar o passo a passo para você começar o seu planejamento de viagem. Se você ainda não acredita no poder que isso tem de realizar sonhos, vai se surpreender!

Pegue um papel e caneta e vamos lá!

 

woman-trip-planejar-viagem-001

 

1º - ONDE?

Para começar a materializar os seus planos, a primeira coisa que você deve saber é para onde quer ir. Não seja genérica na hora de decidir. É preciso ter em mente qual a cidade você gostaria de conhecer, não apenas o país. Se for mais de uma cidade, tudo bem. Apenas tenha isso claro.

 

woman-trip-planejar-viagem-002

 

2º - QUANDO?

Decidido o destino, é hora de definir quando você pretende ir. E, a dica caso você queira economizar, é viajar durante baixas temporadas e com um espaço de ao menos 6 meses da data em que você iniciou o planejamento. Isso vai garantir que você consiga passagens aéreas e hospedagens mais em conta.

Se puder, não deixe de fora um final de semana na cidade. É quando ocorrem muitas atrações, festivais e os moradores estão mais bem dispostos a receber e compartilhar bons momentos com os turistas.

 

woman-trip-planejar-viagem-003

 

3º - POR QUANTO TEMPO?

Você pretende realizar uma viagem de 3 dias, uma semana ou um mês? Esse dado é extremamente importante e vai impactar diretamente no custo final. Ademais, nada pior do que voltar de uma viagem com a sensação de que faltaram muitas coisas por conhecer ou, ao contrário, de que apenas poucos dias eram suficientes para aproveitar bem o local e você acabou ficando mais do que o necessário.

Quando for definir quantos dias em que ficará na cidade, é sempre bom deixar um ou dois dias livres, porque imprevistos ocorrem e você pode ter que alterar o roteiro do dia em razão uma chuva, nevasca ou só para ficar atoa mesmo.

 

woman-trip-planejar-viagem-004

 

4º - QUANTO?

Esse é ponto X da questão e pode influenciar todos os itens anteriores. Por isso, gaste tempo pesquisando preços de passagens, hotéis, alimentação, atrações turísticas. Procure ter em mente quanto você necessita antes de viajar e quanto gastará em cada dia da viagem. Lembrando de sempre prever os gastos para mais (melhor sobrar do que faltar, já dizia minha avó).

Muito cara a viagem? Então vou dar uma dica especial: Divida o valor da viagem pelo tempo que falta para realizá-la. E vá aumentando a previsão de realização da viagem até que o valor seja razoável para o seu bolso. Daí é só economizar. Como? Assunto para outro post...rs

Mas lembre-se: "Um objetivo sem plano é apenas um desejo!"

 

Se na hora de planejar sua viagem o grande problema ficou por conta da passagem aérea, não se preocupe que a Comunidade Woman Trip dá uma ajudinha. Parcele suas passagens no boleto bancário sem precisar comprovar renda e mesmo com nome negativado. Clique aqui para maiores informações.