A maior parte de nós, mulheres viajantes, ao planejarmos uma viagem, buscamos uma forma de economizar. Seja nos passeios, na passagem aérea ou na hospedagem. Sempre considerando o melhor custo-benefício.

Tratando-se de hospedagem, a melhor opção para quem quer dar uma economizada são os hostels (também chamados de albergues). No entanto, apesar desse tipo de hospedagem ter crescido bastante nos últimos tempos, muitas pessoas nunca se hospedaram em um hostel e não sabem como funciona. Por isso, reunimos neste post as principais dúvidas que recebemos de mulheres viajantes sobre o assunto.

hospedar-hostel-woman-trip

1 - Hospedar-se em um hostel é seguro?

Infelizmente, a primeira preocupação de nós mulheres ao irmos viajar para um lugar novo, – principalmente se formos sozinhas – é quanto à segurança. Em geral, hostels são locais seguros. Mas, assim como em qualquer outro local, é importante estar atenta e cuidar de seus objetos pessoais. Ainda mais se estiver em um quarto compartilhado. Afinal, não conhecemos quem são aquelas pessoas que estão dividindo o quarto conosco.

 

2 - Hostel é sinal de dividir quarto com outras pessoas?

Essa é também uma grande dúvida tida por muitas mulheres que desconhecem como é se hospedar em um hostel: pensar que hostel é sinônimo de quarto compartilhado. No entanto, essa não é a regra e ,em grande parte dos hostels, você consegue reservar um quarto individual ou para casal, pagando um pouco mais.

O bom do quarto compartilhado é que suas chances de fazer novas amizades se multiplicam. E é uma boa dica para quem está viajando sozinha.

hospedar-hostel-woman-trip

3 - E quanto aos quartos mistos?

Geralmente os hostels disponibilizam quartos femininos, masculinos ou mistos. Mas, por medo ou timidez as mulheres evitam os quartos mistos. No entanto, a experiência tem mostrado que hospedar-se em um quarto misto pode ser bem divertido e, também, um ótima oportunidade para fazer novas amizades.

 

4 - Dormimos em beliche?

Isso irá depender de quantas camas há no quarto em que você irá dormir. Há hostels com disponibilidade de quarto com 2, 4, 6, 8, 12 e até 16 camas. E na maior parte das vezes essas camas são beliche. Mas, há quartos que possuem beliches e também algumas camas separadas. Verifique antes de fazer a reserva.

 

5 - E o banheiro? É compartilhado?

A não ser que você tenha alugado um quarto individual, geralmente os banheiros são compartilhados. Separados por feminino e masculino, alguns hostels também possuem separado banheiros só para banhos.

 

hospedar-hostel-woman-trip

6 - Quais roupas devo levar?

Tente guiar-se pelos aspectos da cidade. Afinal, o mais importante é observar o clima ( trata-se de uma cidade fria, litorânea, quente?) e os ambientes que pretende conhecer (praias, montanhas, museus, boates, restaurantes, etc). Deixe que o destino indique quais roupas levar na mala!

 

7 - Onde guardo minha mala?

será problema ?

Geralmente são disponibilizados armários, escaninhos ou aqueles “gavetões” embutidos na cama, onde você pode guardar a sua mala. Mas lembre-se de levar sempre um cadeado.

Caso precise guardar algo de valor, verifique antes se o hostel possui cofre para os hóspedes.

 

8 - É servido café da manhã?

O café da manhã, pode vir ou não incluso na diária. O normal é que venha, mas nem todos os hostels oferecem. Verifique antes.

 

9 - Hostel é só para a garotada?

Não, existem hostels para todos os gostos e idades (inclusive, alguns tematizados super legais!), tudo para manter a principal proposta deste tipo de hospedagem, que é incentivar a interação social entre os hóspedes e proporcionar novas amizades e experiências, de forma mais barata que hospedagens tradicionais. E vamos combinar que isso é o que mais procuramos em uma viagem, não é mesmo ?!

hospedar-hostel-woman-trip

10 - Hostels possuem área de lazer?

Nem todos os hostels são tão espaçosos quanto os hotéis. Portanto, não espere uma piscina, sauna ou academia. Mas, alguns possuem sala de TV, área de convivência (ás vezes com sofás, puffs, redes), sala com computadores, uma varanda agrádavel.

Itens de lazer no local onde estamos hospedados é legal, mas melhor ainda é aproveitar cada minuto em que estiver na cidade!

 

E aí, conta pra gente. Você costuma se hospedar em hostel?!